São Domingo de Gusmão – Iglesia Catolica Palmariana
Santo-Domingo-127kb-resize

Mensagens de Santo Domingo de Guzmán a Clemente Domínguez y Gómez, hoje o Papa São Gregório XVII, Magníssimo

Día 4 de enero de 1970
Sagrado Lugar do Lentisco de El Palmar de Troya. Aparições e Mensagens a Clemente Domínguez:

Santo Domingo de Guzmán

«Quero-vos a todos, meus filhos, porque rezais o Santo Rosário pelo qual o mundo se salvará: O SANTO ROSÁRIO DE PAI-NOSSOS. Essa é a vontade da Sempre Virgem Maria. Meus filhos, pouco vos resta que sofrer. O Grande Milagre está próximo, mas deveis orar. Vos abençoo».

Santo Domingo de Guzmán

«Não permitais que em vossas Igrejas retirem a reza do Santo Rosário. Rezai sempre, rezai sempre, rezai sempre, já que é vossa salvação. Tereis que rezar o Santo Rosário segundo a mesma Virgem ditou neste Sagrado Lugar, e sei que vos custará muitos sacrifícios, mas desta forma se aplacará a Santa Ira do Altíssimo. Reza-o sempre que venhais». (Refere-se ao Santo Rosário Penitencial. E segue dizendo São Domingos:)

«Orai, orai, orai incansavelmente. Não vos importe deixar tudo, se é a vontade de Deus o sacrifício, porque Ele vos ajudará a vencer no caminho que Ele vos imponha». (E logo, referindo-se a Clemente Domínguez, diz:)

«Sofrerás terrivelmente, não te compreenderão. Peçam a Deus que se faça sua Santa Vontade, Deus vos escuta, tende paciência. Ele sabe o que necessitais cada um, e façam como seu Divino Filho: Agarrar-se à Cruz. Vos abençoo.

Ainda estou contigo. Não tenhas medo de Satã: Com Maria e todas as legiões que adoram a Deus, esmagaremos sua cabeça».

(Logo, Clemente Domínguez teve uma visão aterrorizante do inferno: Multidão de pessoas com caras espantosas e Satã no meio das chamas. Imediatamente depois, São Domingos de Gusmão se rodeou de Anjos. Clemente Domínguez voltou do êxtase, e todos podemos contemplar, com admiração e gozo, como se havia aberto uma nova entrada no recinto em poucos momentos, em lugar diferente da fechada e sem sentir o menor ruído. Passamos todos para o recinto, com certo temor, e já no meio do caminho, o vidente viu a São José que, perto da nova entrada, com sua Vara nos indicava para subirmos ao Lentisco).

(São Domingos segue dizendo:) «Espanha, Espanha, Espanha, segui orando. Jerusalém, Jerusalém, Jerusalém, logo verás o Sagrado Templo».

Dia 12 de dezembro de 1969

(Sagrado Lugar do Lentisco de El Palmar de Troya. Apareceu São Domingos de Gusmão a Clemente Domínguez e lhe deu as seguintes Mensagens:)

1. Santo Domingo de Guzmán

«Agora contempla à minha direita o Divino Rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo». (Aparição da Santa Face.) «Olha, meu filho, a Face daquele que deu tudo, até seu alento, por teus pecados e pelos pecados de todo o mundo.

            Por meio d’Ela, os que a adorem meditando na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo unidos às Dores da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, receberão as graças de morrer na Santidade. Serão preservados do castigo que o Eterno Pai tem preparado para desatá-lo muito em breve. Deus abrasará a humanidade de tal forma, que ficarão muito poucos para contemplar seu Divino Rosto».

2. Santo Domingo de Guzmán

«Que se estenda e que se proclame a reza do SANTO ROSÁRIO DE PAI-NOSSOS que a Virgem há ditado neste Sagrado Lugar». (Refere-se ao Santo Rosário Penitencial que conta de 5 Mistérios; em cada Mistério se reza, 10 Pai-nossos completos, ou seja 1 Pai-nosso, Ave-Maria, Glória e Ave Maria Puríssima, em cada conta.)

«Que se estenda por todo o mundo A ADORAÇÃO DA SANTA FACE DO SENHOR.

Façam a Via-sacra contemplando o Divino Rosto de Cristo Jesus, comemorando a Paixão, Morte, Ressurreição, unido às Dores da Bem-Aventurada Sempre Imaculada Virgem Maria, pedindo perdão por todos os pecados, todas as ofensas, insultos, sacrilégios proferidos ao Divino Rosto.

QUE COMUNGUEM TODAS AS PRIMEIRAS QUINTAS-FEIRAS DE CADA MÊS, DURANTE TODOS OS ANOS, ATÉ A PRÓXIMA VINDA DO SENHOR, fazendo vinte minutos de reparação, dando graças a Deus, pedindo a conversão da Rússia.

Todos os que adorem a Santa Face e façam esta Comunhão Reparadora RECEBERÃO A GRAÇA DE MORRER NA SANTIDADE.

A SALVAÇÃO DO MUNDO ESTÁ EM FAZER O QUE SE HÁ DITADO NESTA MENSAGEM:)

(Logo apareceu o Senhor a Clemente e lhe deu a seguinte Mensagem:)

Nosso Senhor Jesus Cristo

«Meu filho, tens que proclamar estas Mensagens a todo o mundo, aos crentes e aos não crentes. Se não aceitam a Verdade, isso é com eles. Quem tenha ouvidos que ouça, quem tenha entendimento que entenda».

(Logo apareceu São Domingos de Gusmão a Clemente. Descenderam dois Anjos a onde estava o Fundador dos Pregadores, os quais portavam um hábito e capa da Ordem Dominicana.)

Santo Domingo de Guzmán

(Disse a Clemente:)

«Em breve, muito em breve, antes do que pensas, vestirás meu Santo Hábito».

(O vidente, seguindo em êxtases, colocou o hábito da Ordem Dominicana. Depois, tirou a capa, e a deu ao Anjo da direita, e este mesmo lhe entregou a alba, a casula e demais ornamentos. O vidente se revestiu com eles e pronunciou algumas partes da Missa que o Santo ia dizendo. O vidente disse a São Domingos que não era digno e nunca o seria, de celebrar a Santa Missa, mas que aceitaria a vontade de Deus. E segue dizendo São Domingos:)

« Meu filho: É muito extenso o que vem agora. Procura atender esta Mensagem. Isso que vou te dizer tens que entregá-lo: Uma cópia para o Cardeal (de Sevilha); outro para o Primado (da Espanha), e outro com urgência para o meu amado Irmão Nectário Maria, para entregá-lo ao Santo Padre.

Inteira-te bem o que te digo: Que o Santo Padre ordene que toda a Igreja adore a Santa Face de Jesus Cristo, pedindo a conversão de todo o mundo. Que se faça da seguinte maneira: Obrigatoriamente todos os dias, sem faltar um, façam a Via-sacra, contemplando sua Dolorosíssima Paixão.

            Atende, meu filho, todas as Primeiras Quintas-feiras de cada mês durante toda a vida até a Segunda Vinda de Cristo Jesus, comunguem fazendo reparação por todos os pecados, sacrilégios, heresias, insultos ao Divino Rosto de Jesus, dando graças a Deus durante vinte minutos, e pedindo a conversão da Rússia, como condição para a salvação do mundo.

            Coloquem em todas as Igrejas do Orbe Católico a Santa Face do Senhor; por meio d’Ela aqueles que adorem meditando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo unidos às Dores da Bem-aventurada Sempre Virgem Maria, receberão as graças de morrer na Santidade. Serão preservados do castigo que o Eterno Pai tem preparado para desatá-lo muito em breve. Não tendes tempo. Está pertíssimo, pertíssimo, muito perto, a grande tribulação se não se cumpre esta Mensagem. Deus abrasará a humanidade de tal forma, que ficarão muito poucos para contemplar seu Divino Rosto. Dizei-lhe ao Papa que aceite o martírio, pelo qual se salvarão muitas almas; que Ele lhe tem preparado um lugar preeminente à sua direita, onde gozará por toda a eternidade. O martírio está perto. Dizei-lhe que vá preparando sua entrega ao Altíssimo.

Que o Papa obrigue em todas as Igrejas o Santo Rosto de Jesus; não há tempo a perder; que aceite os mandatos que Deus lhe manda por meio das Aparições em todo o mundo. Dizei-lhe ao Papa que se realize rapidamente proclamação soleníssima ao mundo das Aparições de El Palmar de Troya. Não leve em conta aqueles que lhe contradizem sobre El Palmar. Se não o fazem, o mundo se verá desprovido do caminho para sua salvação.

Meu filho, tens que proclamar esta Mensagem às pessoas que eu te indiquei. Procura que seja levada por pessoas dignas de crédito, para que se evite extravio. A salvação do mundo está em fazer o que se há ditado nesta Mensagem. O Senhor pedirá conta destas diretrizes. Tens que entregar uma cópia diretamente ao Cardeal (o de Sevilha), mesmo que te custe sacrifícios; já não é hora de recuar.

Espanha, uni-vos todos à cruzada de Andaluzia! Tereis a salvação. Rezai o Rosário de Pai-nossos, fazei a Via-sacra diante da Adorável Face do Senhor, comungai todas as Primeiras Quintas-feiras de todos os meses durante todos os anos.

São Fernando já tem a ordem para defender Espanha». (Aparição de São Fernando sem desaparecer São Domingos, à esquerda deste.) «Agora te falará o Santo Rei.»

Biografia de São Domingo de Gusmã

6 de agosto

Presbítero. Religioso. Fundador. Patriarca. Doutor. Grande Místico. Fundador do Santo Rosário.

Nasceu em Caleruega-Burgos, Espanha, em 24 de junho de 1170. Seus pais foram São Félix de Gusmão e Santa Juana de Aza. Durante a gestação, sua mãe sonhou que carregava em seu ventre um filhote portador de uma tocha acesa e que, ao nascer, incendiava o mundo. Recém-nascido, apareceu uma estrela em sua testa.

Após o primeiro ensino e educação cristã em seu lar, foi estudar em Palência. Depois se dedicou ao estudo da Teologia. Em 1195, terminados seus estudos, o Bispo de Osma o ordenou Sacerdote, e depois o chamou para fazer-lhe cônego regular de sua igreja.

São Domingos amava, desde sua juventude, a caridade e a austeridade como virtudes prediletas. Havia lido que os anacoretas não tomavam vinho e ele começou a imitá-los, embora mais tarde bebesse um pouco por conselho de seu Bispo. Em uma carestia geral, privou-se do que mais amava, seus livros e pergaminhos, vendendo-os para socorrer os pobres. Em outra ocasião, ele se ofereceu para trocar-se com um cativo que havia caído no poder dos mouros, porque aquele infeliz era quem sustentava sua família. Por sua caridade para com o próximo, seu zelo pelas almas, e sua vida de austero ascetismo, São Domingos causou a admiração de todos que tratavam com ele. Em 1203, empreende uma viagem com o Bispo Diego de Osma à Dinamarca para cumprir uma delicada missão diplomática encomendada pelo rei de Castela São Alfonso VIII. Depois inicia seu regresso a Castela, retornando por França, e ao chegar à cidade francesa de Toulouse, observou que muitos dos habitantes haviam caído na heresia albigense, o qual encheu de grande compaixão seu misericordioso peito, ao ver as inumeráveis almas que viviam miseravelmente enganadas.

Durante sua estância em terras castelhanas, São Domingos, para orar na solidão, costumava frequentar uma cova aos arredores da cidade de Segóvia. Em 7 de outubro de 1204, quando se encontrava retirado na cova, profundamente preocupado com a heresia dos albigenses que infectava o sul da França, pediu à Santíssima Virgem Maria que o iluminasse sobre a maneira mais eficaz de conseguir a conversão dos hereges. São Domingos foi arrebatado em altíssimo êxtase e viu Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços e que com a mão direita Ela lhe mostrava o Santo Rosário, ao mesmo tempo que lhe indicava a maneira para rezá-lo. A Santíssima Virgem Maria disse a São Domingos: «Aqui tens a arma poderosa contra as heresias. Une à tua predicação e austeridade de vida a reza do Santo Rosário, que Eu te prometo que teu apostolado será muito eficaz». São Domingos lutou constantemente para ensinar e propagar o Santo Rosário por todas as partes, sofrendo muito com os contínuos ataques dos inimigos dessa singular devoção.

Em 1205, São Domingos acompanhou o Bispo em sua viagem a Roma. Em maio de 1206, em seu retorno de Roma, chegaram a Montpellier Diego, Bispo de Osma, e São Domingos de Gusmão, aos quais o papa São Inocêncio III havia infundido um grande zelo apostólico pela conversão dos albigenses. Em Montpellier se encontravam o legado pontifício com outros dois enviados do Papa, além de outros prelados e abades, deliberando a maneira de reprimir a heresia. Diego de Osma e São Domingos, como simples missionários, percorreram várias cidades francesas, disputando com os albigenses e refutando seus erros com argumentos claros. Em outubro de 1207, o Bispo Diego de Osma retornou à sua diocese da Espanha, morrendo esse mesmo ano.

 Enquanto o caudilho Simão de Montfort, no comando de suas tropas, levava a cabo no sul da França a Santa Cruzada contra os albigenses solicitada pelo Papa São Inocêncio III, São Domingos de Gusmão apoiado pelo Bispo Fulco de Toulouse e pelo caudilho do exército dos cruzados, realizou um incansável labor pregador, para a conversão dos albigenses, pela região do Languedoc, principalmente nas cidades de Montpellier, Béziers, Carcassonne, Toulouse e outras, sofrendo muitas vezes injúrias e afrontas de parte dos hereges. Foi vigário geral de Carcassonne, e rejeitou duas vezes a dignidade episcopal que lhe ofereceram. Em 1213, após a captura de Toulouse, principal baluarte da seita, São Domingos fez desta cidade o centro de seu apostolado. Pensou que era chegada a hora de fundar uma Ordem de pregadores, e em uma casa grande e senhorial de um de seus seguidores, lançou os fundamentos de sua Ordem, que foi aprovada pelo Bispo Fulco.

Convocado no ano de 1215 pelo Santo e Dogmático Quarto Concílio de Latrão, São Domingos acompanhou o Bispo de Toulouse a Roma. Durante sua estância em Roma, teve a seguinte visão: Jesus Cristo sentado em um trono de juiz, empunhava três lanças em atitude de lançá-las sobre o mundo. Maria Santíssima intercedia e apresentava, diante de seu Divino Filho, dois homens como meios para a conversão do mundo. Um dos dois, era São Domingos, quem ele mesmo se reconheceu. Mas o segundo era desconhecido para ele, até que na manhã seguinte se encontrou com São Francisco de Assis. Os dois santos se abraçaram como irmãos.

Antes de inaugurar-se o Concílio, o santo fundador conversou com o Papa São Inocente III Magno, solicitando a aprovação da obra que trazia em suas mãos. O Papa aconselhou a São Domingos que escolhesse uma Regra dentre as já aprovadas e que então voltasse para receber a confirmação de tudo, com o qual aprovava verbalmente a obra. No ano de 1216, já em Toulouse, o santo reuniu seus companheiros, e escolheram a Regra de Santo Agostinho, tomando também parte dos costumes dos Cônegos Regulares ou Premonstratenses, fundada por São Norberto, e acrescentando algumas observâncias mais austeras. Assim se formou a primeira comunidade da Ordem em Toulouse, com a missão de ser pregadores diocesanos.

Subido ao trono pontifício o Papa Santo Honório III Magno, São Domingos voltou a Roma, e o Sumo Pontífice tomou a nova Ordem sob sua proteção, e em 22 de dezembro de 1216 a aprovou canonicamente, com um mandato pontifício de entregar-se à predicação, à que se deu o nome de Ordem dos Pregadores. Iniciou São Domingos seu ministério oficial, predicando, no palácio papal, durante a Quaresma do ano de 1217, explicando as cartas de São Paulo, com plena satisfação do Papa. Por estes tempos, quando estava orando, São Domingos viu os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, que lhe apresentavam um báculo e um livro, dizendo: “Vai e predica, que esta é tua missão”.

Dada a situação belicosa que se pressentia no sul da França pelo conflito entre o Conde de Toulouse, Raimundo VII e o Caudilho Cruzado Simão de Montfort, quando São Domingos voltou à França, determinou que seus filhos religiosos se espalhassem por outros lugares. Alguns poucos ficaram em Toulouse, outros foram para Paris e outros para Espanha, e ele foi a Roma, onde recebeu o convento e a igreja de São Sixto. Aqui se agregaram vinte discípulos.

Em 1218, o santo partiu para a Espanha, passando por Bolonha, onde pouco antes havia enviado quatro frades, e por Toulouse, visitando a casa conventual desta cidade. Na Espanha, fundou conventos em Madri e Guadalajara. Continuou a fundar conventos por França, e estando em Paris em 1219, se encontrou com São Jordão da Saxônia, o qual ingressaria nos dominicanos um ano depois e chegaria a ser, com a morte de São Domingos, seu sucessor como Superior Geral da Ordem. Este mesmo ano, o Papa Santo Honório III concedeu-lhe o convento e a igreja de Santa Sabina em Roma, para onde passaram os frades do convento de São Sixto, ficando este para as Monjas da Segunda Ordem Dominicana. São Domingos de Gusmão, o campeão contra os albigenses, morreu em Bolonha em 6 de agosto de 1221. Ao amortalhá-lo, removeram-lhe a corrente de ferro que cingia seu corpo e com a que também se disciplinava. Seu corpo descansa em Bolonha.

Canonizado pelo Papa São Gregório IX Magno no dia 3 de julho de 1234. Declarado Doutor da Igreja pelo Papa São Gregório XVII Magníssimo no dia 21 de setembro de 1989.